[imprimir]
[em construção]
[logo]

    Bioclimatologia animal on line

pesquisa e criação: Armando José Capeletto

 

Raças de gado bovino

      

      Segundo FOX & MEYER (1999), existem 137 espécies, de 45 gêneros de bovídeos, distribuídas pela África, Eurásia e América do Norte. Na América do Sul, todos os bovídeos existentes foram introduzidos pelo homem. 

      Além do gado doméstico (Bos sp), um dos [quadro sinóptico dos bovinos] seis gêneros de bovinos atuais, a família Bovidae inclui várias formas de ruminantes selvagens, entre os quais as gazelas, o antílope africano e as cabras montanhesas, além de outras espécies domésticas importantes, como ovinos e caprinos.

      Quanto ao gênero Bos, há atualmente centenas de raças de bovinos domésticos, desenvolvidas em várias partes do mundo a partir das linhagens originais européia (taurina) e indiana (zebuína). Os taurinos, devido à sua origem, caracterizam-se pela maior adaptação às baixas temperaturas e pela alta produtividade, resultante de séculos de melhoramento genético.

      Segundo VIEIRA (2002), as principais raças de bovinos taurinos criadas no Brasil são as seguintes:

  • Aptidão: leite

    • holandesa ou da Frísia - de pelagem preta e branca, vermelha e branca ou preta de cara branca (conhecida no exterior como Holstein-Frisian);

    • jersey, guernesey e ayrshire (raças inglesas);

    • flamenga e bretã (francesas).

As raças jersey, guernesey e bretã, além de produzirem mais leite, são especializadas na produção de manteiga, pois o teor de gordura do seu leite é bastante elevado.

  • Aptidão: corte


    • Hereford, Hereford môcho, durhan ou sherthorn, durhan môcho, pelled-angus ou aberdeen-angus (inglesas); e

    • charolesa e limousin (francesas).

  • Aptidão: mista (carne/leite)

    • devon, red-pelled e red lincoln (inglesas);
      normanda (francesa); e
      simental e schwytz e (suíças).
holandesa[vaca holandesa]

jersey    [touro jersey]

      Originária, provavelmente, do cruzamento entre bovinos explorados na Holanda há mais de mil anos, a holandesa destaca-se das demais raças pela excelente capacidade leiteira, que a torna uma das melhores raças do mundo para esse fim.
      Originário da Ilha de Jersey, situada entre a Inglaterra e a França, o gado jersey é um dos mais antigos e difundidos bovinos leiteiros, com boa produção de manteiga. Existem registros de melhoramento genético desta raça desde o século XVIII.
simental[touro simental]
charolês[touro charolês]

      De origem suíça, o simental existe desde o século XVIII e tem aptidão mista (leite, carne e tração), sendo indicado para regiões montanhosas.

      O gado charolês, de origem francesa, é claramente um gado de corte, com boa conformação e distribuição de gordura na carcaça.

[voltar]
 

[ABERTURA] [ ANIMAIS DE BIOTÉRIO] [ANIMAIS SILVESTRES] [AVES] [BOVINOS] [BUBALINOS] [CAPRINOS] [COELHOS] [CHINCHILAS] [EQÜINOS] [OVINOS] [SUÍNOS] [BIBLIOGRAFIA] [CIÊNCIAS AMBIENTAIS] [IMPRIMIR] [MAPA DO SITE] [VOLTAR]

[enviar mensagem]

atualizado em: abril/2002

Copyright (c) 2001-2002 * Armando José Capeletto * Todos os direitos reservados