[imprimir]

logo universidade    Bioclimatologia animal on line
                                     pesquisa e criação: Armando José Capeletto

        Ema (Rhea americana)

[grupo de emas, CERAS]        As emas são aves típicas da América do Sul, que, de acordo com os achados fósseis disponíveis, habitam o continente desde o Terciário inferior. Sua evolução parece ter sido um caso de convergência adaptativa, pois existem aves semelhantes na África (avestruz) e na Oceania (emu), porém com distinções anatômicas que levam os zoólogos a classificarem-nas em ordens diferentes.
        Por exemplo, as emas possuem três dedos, enquanto o avestruz, dois.

        As emas brasileiras têm o nome científico de Rhea americana americana e, a exemplo, de outras subespécies, pertencem à ordem Rheiformes, família Rheidae, com ampla distribuição geográfica da Venezuela ao norte da Argentina.

        São aves de grande porte, embora menores do que os avestruzes, com altura variando em torno de 1,40 m e peso entre 35 e 40 kg de peso vivo. A plumagem apresenta coloração simples, variando de uma cor cinza a cinza-pálido. Praticamente não há dimorfismo sexual. O macho é poligâmico, formando um harén com seis ou mais fêmeas. Todas colocam seus ovos em um só ninho e o macho é que se encarrega de chocá-los, posteriormente cuidando da prole.

[ema, CERAS ]        Produzem carne, ovos, plumas e pele de alto valor econômico, contudo, sua criação em cativeiro encontra-se em estágio incipiente, quando comparada com a estrutiocultura (criação de avestruz).
        O CERAS/ESAM (Centro de Multiplicação de Animais Silvestres da Escola Superior de Agricultura de Mossoró, RN) realiza pesquisas sobre o comportamento reprodutivo de emas criadas em cativeiro, avaliação da produção e dos índices de eclosão de ovos, além de estudos hematológicos.


[voltar]

 Jacaré  [avançar]

[ABERTURA] [ ANIMAIS DE BIOTÉRIO] [ANIMAIS SILVESTRES] [AVES] [BOVINOS] [BUBALINOS] [CAPRINOS] [COELHOS] [CHINCHILAS] [EQÜINOS] [OVINOS] [SUÍNOS] [BIBLIOGRAFIA] [CIÊNCIAS AMBIENTAIS] [IMPRIMIR] [MAPA DO SITE] [VOLTAR]

[Envia mensagem]

atualizado em: maio/2002

Copyright (c) 2001-2002 Armando José Capeletto Todos os direitos reservados